Ester Corrêa

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Carimbolando - Marapanim

Carimbó. Esse é o nome de um cipó paraense e do ritmo cultural, exclusivo de Marapanim (PA), que mescla as culturas das etnias indígena, negra e branca, a partir da combinação de instrumentos como as maracás (indígena), o tambor (negra), os instrumentos de corda e a flauta (influência do branco português). Apesar de existir em outras regiões do Pará e também na Amazônia, o Carimbó feito em Marapanim é considerado de raiz, tocado com instrumentos artesanais feitos pelos próprios mestres do ritmo.

A fim de preservar a cultura existente há mais de 200 anos, foi criado o Carimbolando, encontro de grupos de Carimbó de Marapanim.

O evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho, época de férias na região, espera receber 15 mil pessoas. Marapanim está entre as cidades que têm as mais belas praias paraenses e recebemos turistas do Estado do Pará e de outras regiões do Brasil, além de muitos estrangeiros curiosos por conhecer nossa cultura, diz Melo. Nos dois dias de festa, além do Carimbó, se apresentarão o Boi Bumbá, o Cordão de Pássaros, quadrilhas juninas e grupos de dança. O evento também prevê oficinas de confecção de instrumentos musicais, exposição de produtos feitos com o carimbo, biquínis, camisas e toalhas e um festival de comidas típicas regionais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário